TOP 5: Cenas de O Poderoso Chefão

Um dos filmes mais clássicos (e melhores) da história do cinema completa 40 anos hoje. No dia 15 de março de 1972 o diretor Francis Ford Coppola lançava sua obra-prima e de longe o melhor filme de sua ótima carreira: O Poderoso Chefão.

Esse clássico incostestável é capaz de entrar com extrema facilidade na lista de filmes favoritos de quase todos. Como o filme é recheado de cenas antológicas e muito marcantes, decidimos fazer um TOP 5 elegendo as melhores (algo muito difícil) não só com o objetivo relembrar as clássicas cenas, mas também como uma homenagem à esse marco do cinema.

Desde já, perdão pelos spoilers, eles são tão aqui inevitáveis quanto a inclusão de Don Vito em toda grande cena de O Poderoso Chefão, assim como é quase impossível escolher apenas 5 cenas desta obra inesquecível, isso é quase predileção, e aqui estão muitos quases.

5º LUGAR – CENA DA REUNIÃO DA MÁFIA

É indiscutível a engenhosidade com que Coppola resolveu filmar todos os grandes mafiosos em Nova York, ao redor de uma mesa, discutindo moralidade e poder. Filmar cenas ao redor de uma mesa sempre foi difícil, devido a dificuldade de manter o dinamismo da cena com personagens estáticos, discutindo ou simplesmente encarando um ao outro. Dificilmente, nesta cena, Coppola apelou para closes infinitos ou uma montagem frenética, já que a cena, por si só, era extremamente importante no contexto do filme.

 

4º LUGAR – VITO CORLEONE BALEADO

Marlon Brando, no seu melhor momento da sua melhor atuação. O som dá a característica mór da composição da cena, mas também não há de se negar que ao escolher filmar o tiroteio de cima, Coppola deu um tom de imprevisibilidade e realismo fantástico ao assassinato do mártir.

 

3º LUGAR – A MORTE DE SONNY NO PEDÁGIO

Sempre achei que a grande qualidade da trilogia definitiva da máfia no cinema foi a capacidade, também presente no livro de Mario Puzzo, de reinventar o fato com que a violência exploda dos lugares mais inusitados e normais dos cenários urbanos. Filmes como Os Intocáveis, de Brian De Palma seguem essa prática à risca, por exemplo, algo nada condenável, uma verborragia violenta justificável principalmente na chocante morte do filho de Don Vito. Um personagem impulsivo  que pode ser visto como uma sátira do comportamento tempestuoso dos italianos mais conservadores, e com sua morte, nos faz pensar: mesmo alguém com um histórico violento e criminoso merece um fim tão cruel quanto esse?

 

2º LUGAR - CENA INICIAL

Através de uma frase, conjunta a expressão facial de quem a conjura, o contexto inteiro do filme já é concretizado: tática de mestre! As ideologias viriam a seguir, ainda nesta mesma cena, com as emoções duelando contra a lógica, e vice-versa. Sem contar o jogo de luz da cena, sensacional, um feito realizado para cegos enxergarem – como todo o brilhantismo da cena, ironicamente falando. Uma curiosidade é que o gato que Brando segura no colo não estava no roteiro, ele apenas sugeriu e acatou a própria ideia.

 

1° LUGAR – CENA DO BATIZADO

Uma das maiores ironias já apresentadas na estrutura de um filme. Um humor negro subjetivo apenas para quem conseguir ter uma visão mais abrangente dos fatos mostra a aurora da nova era da família Corleone, enquanto o passado decai, como quando um dos chefões cai nos degraus da escada, encerrando um ciclo para começar outro, regados por sangue e água benta. A melhor sequência mortífera do cinema, em todos os sentidos.

Menções Honrosas: A cena da morte de Don Vito Corleone, a cabeça do cavalo na cama e a cena final.

About these ads

Uma resposta para “TOP 5: Cenas de O Poderoso Chefão

  1. Fala Rafael. Sou o Bruno, amigo do seu pai. Massa teu blog.
    Muito legal vc ser tão ligado ao cinema, mesmo tão jovem.
    Querendo saber mais sobre a faculdade de cinema e o mercado, estou a disposição.
    abs,
    Bruno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s